Encontro Anual Harambee em Roma

 

Nos passados 6 e 7 de novembro, Harambee Internacional reuniu em Roma os representantes de todos os países onde trabalha – Espanha, França, Itália, Polónia, Suíça, Estados Unidos e Portugal – com dois objetivos: entregar os Prémios de Comunicação 2015 e proceder ao balanço anual das atividades da instituição e ao planeamento do novo ano.

 

encontro roma 1 grupo

O Prémio Comunicar África foi entregue, na categoria de reportagem, a jovens realizadoras italianas, Claudia Palazzi e Clio Sozzani, pelo seu documentário Jeans & Martó, a comovente história de um jovem africano com uma enorme ânsia de saber que tudo sacrifica a esse desígnio.

Na categoria de video clip, o prémio contemplou, ex aequo: Federico Marangi, um jovem de dezassete anos, por Waves, com argumento original; e The Real Heroes, de Wojciech Sierocki e Marcin Kiszka, dois estudantes de medicina polacos que fizeram um estágio de voluntariado no Quénia e apresentam uma visão muito própria dessa experiência.

A cerimónia de entrega dos prémios foi precedida por um interessante debate entre dois jornalistas que se ocupam de temas africanos e um realizador premiado por um documentário sobre o tema do SIDA, que conversaram sobre essa complexa tarefa que é comunicar África.

Os filmes premiados podem ser vistos no brevemente aqui no site.

encontro roma 4

No dia seguinte, as delegações nacionais de Harambee passaram uma parte do dia a receber formação sobre angariação de fundos e comunicação através da Internet. O resto do tempo foi dedicado ao relato das atividades levadas a cabo em cada país.

 Harambee África Portugal teve oportunidade de referir o jantar/conferência de março, bem como a conferência de agosto, para além do lançamento do novo site e respetiva newsletter e da presença nos média de Cátia Guerreiro, a porta-voz da instituição.

Até ao fim deste ano, Harambee África Portugal terá ainda uma importante e empolgante atividade de angariação de fundos – Culinária Solidária, com Miguel Gameiro – e porá à venda os seus postais de Natal.

encontro roma 2Para 2016, contamos desenvolver outras atividades de angariação de fundos e promover o financiamento de projetos nos países africanos lusófonos, um desiderato que não foi possível concretizar nos últimos anos.

Anúncios