PROJETO DIGNITY MOÇAMBIQUE ARRANCA EM FORÇA

Depois de ter realizado alguns ateliês a título experimental, enquanto aguardava o envio dos fundos de Harambee Internacional, a Associação Dignity Moçambique lançou em grande, no passado dia 26 de junho, o seu projeto de 4 + 3 ateliês de formação profissional para jovens de 15 a 20 anos.

Estão inscritos nestes ateliês um total de 60 jovens, 29 raparigas e 31 rapazes. Este grupo beneficia dos conhecimentos de 12 formadores, 7 seniores e 5 juniores.

 

 

As aulas no ateliê de cozinha estão organizadas por grupos mais pequenos.

 

 

Deste modo, todas as formandas podem participar ativamente, quer na compra dos alimentos no mercado, quer na preparação dos mesmos.

Também aprendem a empratar, ou seja, a maneira melhor de apresentar os pratos realizados.

 

No fim de cada aula, as formandas provam e partilham os pratos que prepararam.

Na próxima fase do projeto, a produção será vendida ao mercado.   Já foi aliás vendida nas comunidades uma pequena produção de bolachas, tendo o valor recebido revertido para a Associação Dignity Moçambique.

Como a maioria dos formandos ainda está na escola, os organizadores dos ateliês tomaram a decisão de dar as aulas alternadamente de manhã e à tarde, para respeitar o horário e os compromissos do percurso escolar.

 

Para além dos quatro ateliês de cozinha, costura, desenho/pintura e carpintaria, que durarão um ano, todos os formandos (bem como os formadores) passarão por três ateliês de formação para o empreendedorismo: informática, marketing e comunicação, e gestão de projetos e empresas.

O ateliê de informática foi dos que suscitou um interesse mais ativo por parte dos formandos. Embora não seja possível dispor de mais do que um computador, todos quiseram, naquele que foi um dos seus primeiros contactos com esta tecnologia, experimentar e perceber como funcionava.

 

Este ateliê é de crucial importância para os formandos, permitindo-lhes dar conhecer os seus trabalhos e ter acesso a mercados para a comercialização dos mesmos.

Anúncios