REUNIÃO INTERNACIONAL HARAMBEE 2018

Decorreu este mês, em Roma, a reunião internacional de Harambee, que reuniu representantes dos vários comités Harambee em todo o mundo – Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Polónia e Portugal – para fazer o balanço das atividades de 2018, trocar experiências e selecionar os projetos a apoiar por Harambee em 2019.

Depois de os membros dos diversos comités terem dado a conhecer as atividades de comunicação e angariação de fundos que levaram a cabo, os presentes beneficiaram de um conjunto de momentos de formação sobre África e a realidade africana: Rossella Miranda apresentou a primeira fase de um relatório sobre o impacto da formação universitária no desenvolvimento social e económico de países como a Nigéria, a Costa do Marfim, a República Democrática do Congo e a África do Sul; Carlo Papa, diretor da Fundação Enel, apresentou uma perspetiva de África do ponto de vista das grandes empresas; o economista Giovanni Mazzacani, conhecedor da realidade das empresas na África subsariana, bem como dos desafios de criar empresas neste continente e das repercussões das mesmas no desenvolvimento dos povos, transmitiu informações relevantes sobre as necessidades e os desafios dos projetos a apoiar no continente.

Finalmente, duas engenheiras africanas – Teddy Nalubega, do Uganda, e Ada Eloka, da Nigéria – deram voz a África, falando sobre a diversidade das culturas e dos povos africanos, bem como das expetativas e oportunidades que se abrem neste grande continente.

A segunda parte do dia foi dedicada à exposição dos resultados dos projetos financiados por Harambee em 2017 e 2018, bem como à seleção dos novos projetos, a apoiar em 2019. Das muitas candidaturas que Harambee Internacional recebeu ao longo do ano, foram selecionadas onze, entre as quais se inclui um projeto a desenvolver em Angola, para o qual Harambee África Portugal se comprometeu a arranjar financiamento em 2019. Harambee África Portugal dará a conhecer este projeto no começo do próximo ano.

O encontro terminou com a escolha de Portugal como país organizador do Prémio Internacional Harambee Comunicar África, que terá lugar em novembro de 2019, em Lisboa. Harambee África Portugal dará mais informações sobre este evento muito em breve.

Anúncios