Em 2020, Harambee África Portugal vai angariar fundos para financiar o Projeto Surisu na Rôstu., de apoio ao estudo de 60 crianças entre os 6 e os 10 anos do Bairro do Fonton, na Cidade da Praia, em Cabo Verde.
O Bairro do Fonton, situado no Vale do Palmarejo, resulta de um forte processo migratório e é constituído por habitações sem acabamento e por vezes compostas por um único compartimento. É a localidade mais pobre de todo o Palmarejo, habitada por pessoas que vivem no limiar da pobreza.
Uma boa parte da comunidade não tem acesso a água canalizada e o abastecimento é feito por dois chafarizes públicos. As habitações não têm eletricidade.
Mais de 55 % das famílias são chefiadas por mulheres e a taxa de desemprego é elevada. Muitas mulheres são domésticas e as atividades laborais que predominam são as vendas ambulantes e as atividades ligadas à construção civil.
Contudo, o número de estudantes entre as crianças e jovens é elevado, apesar de não existirem escolas no bairro. As crianças frequentam as escolas que se localizam em bairros próximos.
O Projeto Surisu na Rôstu, que decorrerá no Centro de Intervenção Comunitária do Fonton, tem como objetivo a melhoria do aproveitamento escolar destas crianças, ajudando-as a fazer os trabalhos de casa e a ganhar hábitos de estudo.
Em paralelo, o projeto promoverá outras atividades, mantendo-as ocupadas e ajudando-as a desenvolver capacidades úteis para o seu futuro.
Ajude-nos a ajudar as crianças do Bairro do Fonton
a terem um futuro mais promissor!