Prémio Internacional Harambee Comunicar África

Harambee Africa International promove o IX Prémio Internacional Comunicar África, com o objetivo de contribuir para a difusão de uma imagem mais real sobre África, que reflita as dificuldades, mas também as esperanças, a riqueza e a diversidade das culturas e dos povos africanos, o firme compromisso com o desenvolvimento e, simultaneamente, as necessidades, que continuam a ser prementes. O objetivo do prémio é promover o conhecimento de um continente que é um tesouro para todos.

Nova imagem (5)

O Prémio pretende mostrar a grandeza das pequenas histórias quotidianas, histórias de integração, de convivência pacífica e de diálogo. Não se trata de apresentar uma visão simplista de África, mas de mostrar que, a par das guerras e da enorme precariedade, existem exemplos concretos de trabalho sério e dedicação de muitas pessoas e organizações diversas.

Harambee significa «todos juntos» em suaíli e o termo resume o sentido desta organização: todos juntos para acompanhar um continente que tem muito que ensinar ao mundo.

Nova imagem (6)

O Prémio Internacional Harambee Comunicar África é atribuído, por regra, de dois em dois anos. A primeira edição teve lugar em 2004.

O prémio contempla duas categorias:

1) Documentário ou reportagem vídeo
2) Vídeo-clips (para jovens até aos 25 anos)

Serão especialmente valorizadas as candidaturas que abordarem algum dos seguintes tópicos:
* Resiliência em tempos de crise, histórias de coragem em tempos de pandemia
* O valor da educação e da formação como meios indispensáveis para a promoção da pessoa no seu todo e o desenvolvimento pacífico das sociedades africanas
* O respeito pela dignidade da pessoa humana, independentemente da sua condição social ou profissional
* O valor da solidariedade e da ajuda mútua
* O papel da família
* Experiências positivas de integração nas sociedades europeias.

Os documentários ou reportagens não poderão ter mais de 60 minutos e os vídeo-clips não poderão ter mais de 5 minutos.

As obras concorrentes podem ser apresentadas numa das seguintes línguas: espanhol, francês, inglês, italiano e português. Se forem faladas noutra língua, deverão ser legendadas numa destas línguas.

O valor do Prémio (sujeito às obrigações fiscais vigentes em cada país) é de 2500,00  euros para o documentário ou reportagem e 1000,00 euros para o conjunto dos vídeo-clips.

O registo da candidatura ao Prémio deve ser feito online em www.harambee-africa.org. Os candidatos devem carregar os vídeos em www.youtube.com, e indicar, no formulário de candidatura, o link de acesso aos mesmos.

No mesmo formulário, os candidatos terão de preencher os seus dados pessoais, e juntar
* um certificado de autenticidade e titularidade da obra;
* uma declaração dos detentores dos direitos comerciais da obra, autorizando a sua emissão durante a cerimónia de entrega do Prémio e a sua publicação nas páginas e nas redes sociais de Harambee; os detentores dos direitos serão oportunamente mencionados.

O júri, composto por membros de diferentes nacionalidades, poderá decidir não atribuir um ou os dois prémios. As decisões do júri não admitem recurso.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em outubro de 2022, no ato de comemoração do 20.º aniversário de Harambee África International. O local e a data específicos serão antecipadamente anunciados em www.harambeeafrica.org.

Pelo facto de se inscreverem neste concurso, os candidatos estão a autorizar os organizadores a usarem os documentários e os vídeo-clips, exclusivamente para fins culturais (isto é, não lucrativos).

Só serão considerados autores dos documentários e dos vídeo-clips as pessoas indicadas no formulário de candidatura.

A participação no concurso exige a aceitação destas regras.

Data limite de candidatura: 30 de agosto de 2022.

FILMES PREMIADOS EM 2019:

«Jóias do Príncipe», de Isabel Silva Costa, com imagem de Carlos Pinota e edição de João Caldeirinha (RTP África)
«Buta», de Davide Salvucci
«La loro Africa», de Marco Clemente e Enzo Nucci (RAI – TG1)

FILMES PREMIADOS EM 2017:

«Mada Underground», de Denis Sneguirev e Philippe Chevallier – prémio reportagem

«Institut Saint Jean – École d’Ingénieur au Cameroun», de Nicholas Church – prémio vídeo curto

«Voluntários na linha do Equador», de Ana Candeias (TVI) – menção honrosa de reportagem

«Ciao Mamma vado in Africa», de Medici con l’Africa Cuamm – menção honrosa de reportagem

FILMES PREMIADOS EM 2015: